Marcos Godoy Corretor de Imóveis

O que esperar do mercado imobiliário de Santa Catarina

Mercado imobiliário

Aquecido desde o início da pandemia, em março de 2020, o mercado imobiliário de Santa Catarina está em alta: inúmeros empreendimentos estão sendo lançados, outros estão em fase de obras, e não tem pessoa que não queira adquirir um imóvel para chamar de seu no Estado, principalmente na região litorânea.

Neste segundo semestre de 2022, que terá início em breve, as previsões são as mais positivas possíveis, principalmente porque a economia brasileira está, aos poucos, se recuperando dos danos causados pela pandemia da COVID-19 no Brasil e no mundo, o que influenciou – e muito – os preços dos imóveis.

Além disso, desde o início deste ano, as construtoras vêm apresentando, em ritmo acelerado, novos produtos ao mercado, e com índices positivos de faturamento e valorização imobiliária. Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o setor registrou um crescimento de 32% em 2021 nas vendas de imóveis de luxo.

Nesse contexto, Santa Catarina vem se destacando no cenário nacional, com quatro das 10 cidades com maior valorização imobiliária, segundo a pesquisa apresentada pelo Índice FipeZAP.

Mercado imobiliário
Mercado imobiliário

O que esperar do mercado imobiliário de SC: valorização imobiliária de inúmeras cidades catarinenses

O Índice FipeZAP apontou que, em 2022, Santa Catarina tem quatro das 10 cidades que mais tiveram valorização imobiliária do último ano pra cá. 

São elas: Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis e Itajaí. Consequentemente, devido à valorização, os preços dos metros quadrados em cada uma dessas cidades teve uma elevação considerável, mas não parece ter prejudicado os negócios imobiliários da região.

 A FG Empreendimentos, que figura como uma das principais construtoras do país, com presença forte no litoral catarinense, principalmente em Balneário Camboriú, obteve resultado recorde de vendas no último ano.

A valorização dos imóveis em 2021 ultrapassou 50% em alguns empreendimentos e na média registramos dados acima dos 30%. Esses números reforçam para o investidor que o mercado imobiliário se mantém aquecido para o segundo semestre de 2022.

Como o consumidor percebe o mercado imobiliário de Santa Catarina?

O perfil do consumidor mudou bastante, com um aumento de até três dígitos no valor investido para estes produtos. 

Ainda segundo o estudo sobre luxo feito pela Consultoria Euromonitor International, o mercado de luxo teve expressivo crescimento na pandemia, tanto em faturamento quanto em lançamento de produtos. 

E mais, o estudo mostra que a projeção é que o mercado de luxo tenha alta de mais de 20% no Brasil até 2023, ou na faixa dos 4% ao ano. Ou seja, a região litorânea catarinense continuará a crescer e gerar bons frutos para os moradores e investidores do mercado imobiliário.

Quer garantir o seu imóvel no mercado imobiliário de Santa Catarina, que possui um enorme potencial expansivo para os próximos anos? Fale agora mesmo com o corretor de imóveis Marcos Godoy.

Leia também

Conheça os imóveis à venda