Vale a pena comprar um terreno para investimento?

Vale a pena comprar um terreno para investimento

É fato que a pandemia do COVID-19 acarretou em diversas mudanças comportamentais dos indivíduos e a valorização do bem-estar foi uma delas. Como consequência, a procura por imóveis que atendessem às novas demandas do dia a dia junto à imobiliária aumentou significativamente. No entanto, outra opção que vem ganhando ainda mais destaque é adquirir um terreno para investimento. Isso aconteceu principalmente por dois fatores: a baixa dos juros e também pela nova percepção de moradia que a pandemia promoveu. Sendo assim, se você está em dúvida ou se interessa por esse mercado, continue acompanhando o post de hoje e saiba se realmente vale a pena comprar um terreno para investimento.

Quais as vantagens de comprar um terreno para investimento?

É fato que o mercado imobiliário é bastante tradicional, mas nos últimos tempos ganhou ainda mais força, tornando-se mais maduro e acessível para novos investidores. Além da compra e venda de imóveis, também incluímos aqui os terrenos. Sendo assim, confira abaixo algumas das principais vantagens de adquirir um terreno:

Visão de longo prazo

O primeiro ponto é que todo investimento acaba gerando custos com o passar do tempo. No entanto, o que vai determinar seu sucesso ou não é o retorno promovido ao investidor. Sendo assim, para aqueles que preferem manter os custos mais controlados enquanto aguarda os frutos de um investimento a longo prazo, quanto menor for o custo de manutenção, melhor será para o indivíduo. Justamente por isso, adquirir um terreno pode ser a melhor opção para quem quer investir no mercado imobiliário. Isso porque, o custo gerado é bem baixo, sendo que no máximo será necessário pagar o IPTU anual, consumo mínimo de energia e a manutenção do sistema de água. Além disso, outra vantagem é que o valor do terreno é bem menor do que um imóvel pronto. Dessa forma, além de economizar enquanto ele se valoriza, é possível realizar um investimento inicial menor e depois implementá-lo.

Diferentes opções de uso

Ao contrário de outras opções, como adquirir uma casa ou apartamento pronto, com o terreno você pode criar diferentes opções de uso para ele, sendo uma alternativa versátil e flexível. Ou seja, é possível construir uma casa para morar, um prédio com unidades residenciais, um centro comercial, alugar o terreno para que alguém faça a construção, estacionamento, entre outros. Portanto, a escolha irá depender apenas do que você pretende fazer e que possui maior rentabilidade. Inclusive, dependendo do caso, não será necessário desembolsar nenhum valor a mais além da compra do terreno. Afinal, você pode alugar o terreno e o locatário irá utilizá-lo da maneira que achar melhor. Basta esclarecer esses fatores em contrato.

Valorização

Outra grande vantagem é que se você tiver a ajuda certa para escolher o terreno, ele pode valorizar bastante com o passar do tempo e você não precisará investir mais nada. Isso porque, o mercado está em constante movimento, sendo que investimentos públicos naquela região e alterações de oferta e demanda por terrenos podem acarretar em valorizações que você nem imagina. Justamente por isso, é fundamental fazer uma pesquisa sobre a região em que pretende adquirir o terreno, avaliando a possibilidade de crescimento e valorização do bairro.

Vale lembrar ainda que mesmo se não houver investimentos ao redor, você mesmo pode melhorar o terreno e contribuir para sua valorização, como construir algo, reformar ou melhorar a fundação, entre outras alternativas.

Investimento seguro

Assim como acontece em outros investimentos do mercado imobiliário, o investimento em terrenos é bastante seguro, sendo muito difícil alguém ter prejuízos nessa modalidade. No máximo, você terá que vender a propriedade, o que já irá ajudar bastante. Entretanto, é extremamente difícil acontecer alguma perda. Mas, vale ressaltar que é importante fazer uma boa pesquisa sobre o terreno antes de fechar negócio, assim como avaliar suas possibilidades de valorização e a região. Principalmente se você for leigo no assunto, contratar uma imobiliária é a melhor solução, visto que com sua experiência e conhecimento de mercado poderá indicar a melhor opção.

O terreno pode voltar a ser seu para um novo uso

Por fim, como falamos, o terreno não precisa ser usado apenas para construir uma casa para morar, sendo possível construir uma casa para aluguel ou simplesmente alugar o terreno em si. No entanto, caso precise ou queira o terreno de volta, nada impede de negar a renovação do contrato e utilizá-lo de uma outra maneira. Obviamente, isso precisa estar especificado no contrato para evitar surpresas desagradáveis ao locatário e garantir um bom relacionamento.

Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, adquirir um terreno para investimento realmente vale a pena. Afinal, além de ser uma alternativa versátil e que promove bons resultados, também é bastante segura. No entanto, como falamos, é importante estudar a região, as possibilidades de valorização, além de analisar a documentação com cuidado para assim evitar dores de cabeça e fechar um bom negócio.

Marcos Godoy. Seu Corretor de Imóveis em Balneário Camboriú e região!

Leia também

Conheça os imóveis à venda

Open chat