Marcos Godoy Corretor de Imóveis

Sistema de alarme para sua casa: segurança com tecnologia 5G

Sistema de alarme para sua casa segurança com tecnologia 5G

O 5G é uma rede móvel de quinta geração. Depois de todas as outras, a 5G é uma tecnologia wireless que oferece maior velocidade, confiabilidade e disponibilidade que as anteriores. De fato, aquilo que as diferencia das outras, é que foi criado com a informática e Internet das Coisas em mente desde o início. Além disso, devido a sua maior capacidade, a 5G permitirá novas aplicações de segurança, desde o sistema de alarme até dispositivos interligados.

O que é tecnologia 5G?

5G é uma nova e mais rápida rodovia de informações que permite que mais usuários acessem a internet móvel ao mesmo tempo. Para muitas pessoas, já está disponível, mas a diferença ainda não é perceptível. Na verdade, tudo mudará na próxima década.

A partir daí, a ideia é desenvolver novos serviços, muitos dos quais ainda nem imagináveis. Um mundo mais colaborativo, onde milhões de computadores e dispositivos podem cooperar em diferentes missões, comunicando-se sem fio por meio de redes 5G.

Também casas e cidades mais inteligentes, aprimorando a integração entre a Internet das coisas e a vida cotidiana.

Na verdade, é uma nova tecnologia de rádio. Vamos comparar os dados das redes mais difundidas hoje, como 3G e 4G. Eles oferecem uma velocidade de 45 MBps, ou seja, megabits por segundo. Enquanto isso, a rede 5G promete atingir velocidades de navegação e download de 10 a 20 vezes mais rápidas. Por exemplo, é equivalente a baixar um filme de alta definição em cerca de 1 minuto.

Porém, os benefícios que os usuários obterão estarão relacionados ao investimento das operadoras de telecomunicações em novas antenas e transmissores. Na verdade, são antenas muito menores, chamadas de milimétricas, mas bastante caras.

Como funciona o sistema de alarme com tecnologia 5G?

O maior benefício dessa tecnologia é a capacidade de lidar com um grande número de dispositivos simultaneamente, desde celulares a sensores, câmeras de vídeo e iluminação inteligente. Isso inclui, é claro, o sistema de alarme.

Tradicionalmente, os alarmes residenciais ou comerciais baseavam-se em protocolos como o PSTN, ou seja, a rede telefônica tradicional que funciona com cabos de cobre subterrâneos. Além disso, também GPRS, que é a transmissão de sinais por ondas de rádio.

No entanto, com o crescente uso de câmeras de vídeo e sensores, uma rota alternativa se fez necessária, que era bem servida pelo protocolo IP da Internet.

Mas, devido ao uso massivo da Internet, a conectividade depende da rede fornecida à casa. Isso pode comprometer o desempenho do sistema, razão pela qual, na maioria dos casos, a Internet é usada como backup do canal de rádio principal.

Este problema pode ser resolvido com a tecnologia 5G. No mundo da Internet das Coisas, os dispositivos com capacidade 5G podem oferecer funcionalidade crucial de várias maneiras:

  • Maior vida útil da bateria.
  • Menor consumo de energia do que equipamentos com fio.
  • Redução de custos de manutenção.
  • Maior vida útil do equipamento.
  • Transmissões de qualidade superior, permitindo a verificação de vídeo ao vivo.
  • Armazenamento na nuvem.

Funções do sistema de alarme, chave na tecnologia 5G

Duas funções principais do sistema de alarme se beneficiarão da tecnologia 5G. São eles: monitoramento e velocidade de reação

Monitoramento de alarmes. Seja um sistema de alarme anti-intrusão, ou para detecção de fumaça ou incêndio, evitando inundações ou emergências de idosos ou crianças, é necessário ter um aplicativo de monitoramento, seja conectando-se a uma central ou um aplicativo no dispositivo móvel. Ao permitir a transmissão de dados com maior segurança e confiabilidade, a tecnologia 5G facilitará o monitoramento, evitando os custos de falsos alarmes. Além disso, no caso de um sistema de alarme sem fio, sabe-se que criminosos podem inibir a frequência. Isso seria impossível com o sistema 5G.

Velocidade de reação. O sistema 5G oferece uma taxa de latência extremamente baixa, ou seja, o atraso entre o envio e o recebimento das informações. O sistema 4G tem uma taxa de latência de aproximadamente 200 milissegundos. O de 5G é um milissegundo. Em outras palavras, o alerta pode ser recebido quase simultaneamente com o acontecimento.

Marcos Godoy. Seu Corretor de Imóveis em Balneário Camboriú e região!

Leia também

Conheça os imóveis à venda