Qualquer reforma de apartamento é uma decisão que precisa ser pensada, deve ter conceito, plano, cronograma e estimativa de custos. Mas uma coisa é reformar apenas um cômodo, outra é começar uma reforma em todo o apartamento.
Nossas dicas irão ajudar, agora caso deseje fugir da reforma e adquirir um apartamento novo, procure agora mesmo um corretor de imóveis em Balneário Camboriú.
Um apartamento usado reformado é aconchegante trazendo vida ao novo lar, ou então, pode ser uma ótima opção de retorno financeiro.
Começar a renovar ou construir uma casa é muitas vezes o projeto de uma vida! No entanto, pode ser tão cansativo quanto satisfatório.
Dicas para reformar apartamento
Antes mesmo de começar a reforma do imóvel é importante que você tenha uma reserva financeira especialmente para manutenção, ou despesas imprevistas. Isso o salvará de surpresas financeiras desagradáveis durante o processo de reforma.
Faça um projeto
Esse é o primeiro passo antes de iniciar a reforma do seu apartamento usado, no projeto é onde as definições de alterações acontecem. Assim como o que você vai precisar para concretizar a reforma.
Se a reforma for simples será mais fácil, no entanto se precisar mexer na estrutura busque profissionais especializados para que tudo ocorra como o esperado.
Especifique com clareza no projeto as mudanças que gostaria de fazer, cores novas, e talvez outros móveis.
Divida a obra em etapas
Quando dividimos a obra em etapas maior é chance de tudo correr como esperado, diminuindo as chances de erros.
Faça um cronograma
No cronograma deve constar data de inicio e data final da reforma. Ter maior noção de datas proporcionará maior agilidade para o desenvolvimento das etapas.
Escolha um bom profissional
Se você não entende muito não tente fazer por si, e muito menos chame alguém sem especialização pra fazer sua reforma.
Busque por engenheiros ou arquitetos, problemas na estrutura podem danificar não só o seu apartamento como todo o prédio.
Compre materiais só após o planejamento
O planejamento evita desperdícios de matérias, assim como a falta deles durante a obra. Por isso é importante a busca do profissional certo, afim de te orientar corretamente em todos os aspectos da reforma.
Etapas da renovação de apartamentos e sua sequência
Preparação da superfície: remova tinta velha, papel de parede. Nivelamento de teto, paredes e piso: após a remoção do revestimento antigo, todas as superfícies devem ser aplainadas.
Substituição de janelas e portas, se for o caso. Desmontagem e instalação de divisórias.
Decoração de parede decorativa: papel de parede, pintura. Instalação de rodapés. Instalação de teto. Faça você mesmo os reparos se souberem, ou confie em profissionais.
O que fazer com os móveis?
O que fazer com os móveis deve ser resolvido com antecedência, o ideal é que sejam removidos de cômodo, se isso for impossível devido a reforma geral, veja com algum vizinho ou parente, o melhor é deixar o ambiente desocupado.
Seleção de cores
Ao escolher uma cor, você precisa levar em consideração as condições de iluminação.
Quais são os erros mais frequentes ao reformar um apartamento?
Muitas vezes, as pessoas estão desesperadas para encontrar o especialista que ofereça o menor preço. Pode ser tentador encontrar um pela metade do preço, no entanto, há vários fatores a serem considerados:
Quantas tempo ele entrega o trabalho? Ele possui experiência ou está começando? Você consegue referências de trabalhos anteriores? Tem garantia?
Quase 55% das reformas custam mais do que o esperado: por quê?
Uma vez iniciado o trabalho, as pessoas tendem a encontrar outras coisas pra fazer como por exemplo, aproveitar pra trocar uma torneira, um lustre, uma porta. Quando essas decisões deveriam ter sido tomadas com antecedência e calculadas no orçamento.
O truque é adicionar uma margem de manobra de 10 a 15% no orçamento inicial para lidar com o inesperado. Não sabemos o que há numa parede antes de a ter partido, nem o que há por baixo da cerâmica antes de a ter retirado: as surpresas são muito frequentes.
Se nenhum imprevisto acontecer, melhor ainda! Você pode usar esse valor para se dar um luxo extra ou mantê-lo para projetos futuros.
O termo “eco” é sempre garantia de qualidade?
Embora os produtos verdes sejam geralmente de boa qualidade, nem todos são necessariamente sinônimos de sustentabilidade. Alguém que opta por envernizar o piso com laca à base de água, por exemplo, pode precisar envernizá-lo duas ou três vezes mais.
Nesse caso, não é necessariamente mais ecológico. Além disso, a maioria das pessoas não verá nenhuma diferença entre um produto ecológico e um produto padrão. Às vezes, infelizmente, as pessoas vão pagar mais por um produto chamado “verde”.
Então pense bem. Agora que você já possui umas dicas é hora de pegar caneta e papel e começar a rascunhar o seu projeto de reforma.
Gostou das dicas? Corra para o nosso blog para outras dicas como esta.
Marcos Godoy. Seu Corretor de Imóveis em Balneário Camboriú e região!