Você sabe como é o dia a dia de um corretor de imóveis? Ele é o profissional que realiza o atendimento a clientes e o intermédio da compra, venda, permuta, locação e administração de imóveis e avalia a documentação necessária para efetuar a transação. Além disso, o corretor de imóveis capta imóveis para novos negócios e acompanha clientes em visitas.
Por isso, normalmente, o dia a dia de um corretor de imóveis é bastante movimentado: além de coordenar visitas a diversos empreendimentos, ele também precisa negociar transações de compra, venda e locação, além de tantas outras funções administrativas que são essenciais para o mercado imobiliário.
Pensando em te apresentar um pouco mais sobre o dia a dia desse profissional, Marcos Godoy, corretor de imóveis, reuniu algumas informações importantes a respeito da rotina de um trabalhador do mercado imobiliário.
Como é o dia a dia de um corretor de imóveis?
O dia a dia de um corretor de imóveis deve prezar pela otimização do tempo e pela automatização de todos os processos. Desta maneira, é possível ter uma rotina muito mais produtiva e que atende às necessidades não apenas do negócio, mas também dos clientes.
Com diversos compromissos ao longo do dia, organizar a rotina é essencial para o corretor de imóveis. Você deve começar as atividades pelas mais difíceis e urgentes e deixar para o final do dia as atividades que não são urgentes e que são de fácil e rápida resolução.
Além disso, certifique-se que cumpriu todas as obrigações do dia. Assim, você conseguirá se organizar de forma muito melhor. Aproveite, também, para seguir as dicas abaixo:
Organizar a carteira de clientes
Entre os inúmeros processos que fazem parte do dia a dia de um corretor de imóveis, está a organização da carteira de clientes.
Isso ocorre porque, fazendo uso de uma carteira de clientes organizada, o corretor terá uma visão mais ampla do mercado.
Consequentemente, o profissional conseguirá cadastrar dados, incluir imóveis que façam parte do perfil deles, gerenciar contatos, anotar e ver as reuniões, visitas e outros processos diários.
Certifique-se de que o seu cliente está sendo bem atendido
É normal que, em meio a tantos clientes, você acabe se esquecendo de um ou outro. Entretanto, para manter uma relação saudável e cordial, é indicado que você se certifique de que o seu cliente está sendo bem atendido.
Nessas horas, pode ser interessante ligar ou mandar mensagens no WhatsApp, explicando como está o andamento do processo de compra ou venda, para que ele se sinta amparado e atendido.
Além disso, nesse momento, você também poderá tirar eventuais dúvidas do cliente, estabelecendo um laço de confiança entre vocês.
Organize as documentações dos seus clientes e dos imóveis
Toda transação imobiliária, seja locação ou venda de um imóvel, necessitam de documentos e processos para serem concretizadas. Assim, cuidar da papelada também faz parte da rotina de um corretor.
Ao realizar uma transação imobiliária é preciso ficar atento a documentação, para que o negócio não seja perdido e, também, para que não haja nenhum tipo de fraude que poderá comprometer a transação.
Dessa forma, é interessante que você deixe as documentações dos seus clientes e dos negócios que você está negociando sempre em mãos.
Faça as visitas necessárias
Dê uma olhada, no começo do dia, nas visitas que você tem agendadas.
As visitas aos imóveis para locar e vender também fazem parte da rotina de trabalho do corretor. Por isso, manter a agenda organizada é tão importante, pois é necessário saber com antecedência os compromissos do dia.
O ideal é conferir um dia antes com os clientes agendados se eles poderão ou não ir às visitas, assim é possível encaixar outros clientes interessados e evitar deslocamentos desnecessários até os imóveis ou um dia improdutivo.