Muitas pessoas ficam com dúvida na hora de adquirir um apartamento em relação ao tipo, se eles investirão em um novo ou em um já usado. Vale ressaltar que deve ser levado em conta muitos aspectos.
Por exemplo, na compra de um apartamento usado, é preciso tomar cuidado com o estado em que ele se encontra, principalmente em relação à estrutura.
Já quando falamos em apartamentos novos, geralmente na planta, é preciso levar em consideração o tempo para que ele fique pronto, além de aspectos relacionados à sua localização.
Um especialista no mercado imobiliário te orienta não só na decisão, como em todos os processos que envolvem compra e venda de um imóvel, então não deixe de solicitar ajuda de um corretor de imóveis em Balneário Camboriú.
Diante dessas dúvidas, vamos apresentar algumas características que cada um possui para te ajudar a fazer a escolha certa na hora de investir em um apartamento.
Apartamentos Usados
Localização
Os apartamentos usados geralmente tem uma melhor localização, estão mais próximos do centro da cidade e dos comércios, o que facilita muito a vida de quem não tem muito tempo para resolver as coisas. Essa é uma característica muito importante a ser levada em conta na hora da escolha deste imóvel.
Geralmente por não ter mais espaço para novos empreendimentos, os apartamentos antigos tomam toda a localização próxima aos centros, principalmente das grandes cidades. Essa condição faz com que muitas pessoas procurem por apartamentos usados.
Espaço Maior e estrutura
Os novos apartamentos apresentam uma dinâmica diferente acompanhando as novas tendências familiares, ou seja, eles estão menores, com menos quartos por observar o novo comportamento da população, onde as famílias tem menos filhos, no máximo dois.
Então, se sua família for um pouco maior, ou por questões de preferências você queira um espaço mais amplo, os apartamentos mais antigos podem te oferecer isso. Normalmente um apartamento antigo tem três quartos, cozinha e sala maiores que os cômodos desses novos imóveis.
Portanto, se você está procurando comodidade em um local mais espaçoso, provavelmente vai encontrar essa configuração em um apartamento antigo. Além de espaço maior, a estrutura de um apartamento usado é diferenciada.
Eles têm um pé-direito maior, o que dá a sensação de serem mais amplos, e suas paredes tem uma espessura bem maior que os novos, o que ajuda a evitar ruídos externos, dando uma maior sensação de conforto.
Facilidade na compra
Os apartamentos usados normalmente têm um preço de mercado menor que os novos, e muitas vezes pela necessidade de uma venda mais rápida, as negociações são mais fáceis em relação à redução do preço.
Para quem quer um bom desconto, ou facilidades para fazer a negociação do apartamento, um imóvel usado seria uma ótima opção. Além das facilidades e rapidez no que diz respeito a compra e venda, você poderá conseguir bons descontos na hora de adquirir seu tão sonhado apartamento.
O financiamento de apartamentos usados também contém muitas facilidades, basta você analisar qual é a melhor opção para adquirir seu imóvel.
Apartamentos Novos
Personalização
É bem mais fácil personalizar um apartamento novo do que um usado. Em muitas construtoras é possível escolher plantas que são flexíveis, ou seja, você tem a possibilidade de mudar o acabamento do seu apartamento, como pisos, e também fazer modificações de layout.
Com essas possibilidades é possível que você consiga deixar o seu apartamento de acordo com a futura decoração que você irá fazer nele. Com essa flexibilidade que as construtoras dão, é possível você ter um apartamento com 3 quartos, ou com 2 quartos grandes, dependendo das necessidades de cada família.
Valorização
Por serem mais novos, esses apartamentos são construídos com tecnologia mais avançada, além de atender as demandas atuais do mercado. Com isso, é natural que eles tendam a se tornarem mais valorizados do que os apartamentos usados.
Pouca manutenção
Primeiro que um apartamento novo não vai precisar de uma manutenção tão cedo, pois a parte elétrica, hidráulica e de acabamento estão novas. Mas se for necessário fazer algum reparo, esses serão menos frequentes do que em um apartamento usado.
Além disso, se for preciso fazer algum tipo de revisão, por ser uma estrutura mais moderna, os prejuízos em relação a quebra de paredes entre outras coisas, será menor.
Área de lazer e segurança
Os apartamentos novos são construídos geralmente em condomínios, e esses são projetados com uma área de lazer completa para seus moradores. Essa infraestrutura conta com espaços gourmet, spas, piscinas, academia, além de parquinhos para as crianças.
A segurança também é outro diferencial nesses apartamentos novos. Tanto eles como os condomínios têm equipamentos modernos que ajudam na segurança do local, como: controle de acesso aos moradores, câmeras para monitoramento, garagens com sistemas eletrônicos nos portões, entre outras características que ajudam a tornar o espaço mais seguro.
Apartamentos novos e usados tem suas características e diferenciais que se encaixam para tipos de necessidades diferentes.
Se você tiver uma família maior e tiver a necessidade de morar perto do centro, um apartamento usado é ideal para você. Mas se você quiser algo moderno com uma infraestrutura completa, o melhor seria investir em um apartamento novo.
Então a escolha é de acordo com a sua necessidade. Olha o nosso Blog outros temas podem te interessar!
Marcos Godoy. Seu Corretor de Imóveis em Balneário Camboriú e região!