Como diminuir os barulhos externos em apartamentos?

Como diminuir os barulhos externos em apartamentos

Não existe nada melhor do que ficar tranquilo dentro de sua própria residência, sendo hoje em dia cada vez mais comum as pessoas prezarem por esse conforto ao escolherem um imóvel junto à imobiliária. Desde 2013, as construções habitacionais precisam atender requisitos relacionados ao conforto acústico e atualmente os imóveis já atendem todos eles. No entanto, edifícios mais antigos podem sofrer com problemas sonoros, principalmente devido à barulhos externos, como os do vizinho ou da rua que podem incomodar uma boa leitura ou aquela noite de sono tranquila.

Mas, ao contrário do que se pensa, é possível melhorar o conforto acústico em habitações antigas de maneiras simples. Acompanhe o post de hoje e saiba quais são elas.

Tipos de ruído

O primeiro passo, antes de realizar qualquer interferência no local, é identificar o tipo de ruído, visto que a origem irá determinar a solução para o problema. Os mais comuns são:

  • Ruídos de impacto: São os barulhos que surgem em função de impactos causados na estrutura do edifício, como marteladas na parede ou passos no andar de cima.
  • Ruídos hidrossanitários: Muitos moradores acabam se queixando a respeito do ruído causado pela tubulação de esgoto. Então, o ideal é identificar o problema ainda na etapa de construção, visto que se torna mais simples de corrigir.
  • Ruídos aéreos: Eles são transmitidos pelo piso, por juntas mal executadas e frestas de janelas e portas. Em grande parte dos casos, a origem é de ruas movimentadas, estabelecimentos comerciais ou aeronaves. Mas, eles ainda podem vir de conversas de apartamentos vizinhos, música e TV altas, choro de criança e latido de cães.

Como diminuir os barulhos externos em apartamentos?

Depois de identificar a origem do barulho, diminuir os barulhos não precisa ser algo extremamente difícil. Por exemplo, ruídos aéreos e de impacto são muito comuns e aqui, uma simples conversa com o vizinho pode resolver seu problema.

Isolar um apartamento

Se o barulho for realmente inevitável, você pode isolar seu apartamento ou, dependendo do caso, trocar o piso do apartamento barulhento. Ainda que a segunda opção seja mais vantajosa, é necessário a autorização do proprietário do imóvel, o que acaba não sendo algo muito fácil de conseguir. Mas, ainda é possível isolar o próprio imóvel inserindo placas de gesso com materiais isolantes no forro e paredes.

Instalar janelas acústicas

Imóveis localizados em ruas muito movimentados exigem o uso de esquadrias acústicas. Elas contêm vidros mais espessos e caixilhos mais robustos, o que diminui a entrada de ruídos externos. Contudo, por ser uma mudança estrutural, ela compromete a estética do prédio, sendo necessário encomendar uma janela feita sob medida e que atenda às exigências do condomínio.

Aplicar forros acústicos

Os forros acústicos estruturados com perfis de drywall podem ser a solução ideal para diminuir o barulho do apartamento, sendo uma solução pouco complexa e que não exige um investimento muito alto. Contudo, a integridade precisa ser respeitada para ser eficiente. Ou seja, se furar o teto para incluir luminárias ou outros acessórios, perde-se propriedades isolantes.

Instalar portas reforçadas

Aqui, você deve trocar as portas ocas comuns por modelos de madeira maciça. Mas, caso essa não seja uma possibilidade, você pode ampliar a espessura da porta atual ao fixar uma folha de MDF nela. Obviamente, a eficiência não será a mesma, mas já ajuda com barulhos mais altos. Então, para esse caso é importante verificar se as dobradiças suportam o peso extra.

Então, agora que você sabe como reduzir barulhos externos em apartamentos, é hora de colocar a mão na massa. Lembre-se sempre de avaliar o imóvel antes de fechar o contrato com a imobiliária a fim de evitar dores de cabeça futuras.

Marcos Godoy. Seu Corretor de Imóveis em Balneário Camboriú e região!

Leia também

Conheça os imóveis à venda