As demandas das imobiliárias aumentaram nos últimos meses, podemos ver que é um dos mercados que mais estão evoluindo no Brasil. Claro que é ótimo esse crescimento, pois com isso muitas imobiliárias estão conseguindo vender mais, porém, isso quer dizer que a demanda aumentou também.

Quanto mais contratos são fechados, mais a parte de gestão cresce, pois precisa ter um bom controle e ser organizado para conseguir atender toda a demanda que entra e oferecer o melhor atendimento para os clientes

E para isso, podemos dizer que uma plataforma imobiliária pode ser a melhor opção para fazer toda essa gestão, principalmente do controle financeiro dos imóveis.

É preciso saber administrar cada imóvel que fechar o contrato, saber como auxiliar o cliente, atender as demandas que surgem, fazer o envio de boletos, acompanhar as solicitações, às vezes fazer o intermédio entre inquilino e proprietário e tudo o que envolve essas atividades.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este artigo.

O que envolve a administração de imóveis

Administrar imóvel vai muito além de alugar ou vender, cuidar do contrato e receber o dinheiro. Podemos dizer que a parte mais complicada é o processo para assinatura do contrato, afinal, ele envolve muitas etapas burocráticas. Mas não para por aí, mesmo que depois da assinatura fique um pode mais fácil, não quer dizer que a demanda não leve tempo e não seja complicada.

Essa administração envolve atividades e processos recorrentes, ou seja, atividades e responsabilidades que são repetitivas e parecidas. Podemos usar o exemplo de pagamento dos aluguéis, repassar o valor para o proprietário ou até o cálculo de retenção da taxa da administração.

A grande maioria dessas atividades, quando não são feitas por uma plataforma imobiliária, precisam de muita atenção e tempo para que não ocorra nenhum erro. E ainda pode gastar mais tempo do que o necessário de uma equipe que poderia estar se dedicando em outra atividade.

Algumas dessas atividades são:

Essas são apenas algumas atividades que podem ser feitas por uma plataforma imobiliária, além de trazer mais praticidade para o processo, o acompanhamento através de um software pode ser mais seguro, porque vai ser dedicado para esse processo e o tempo da equipe pode ser dedicado para realizar outras atividades.

Mas, mesmo sabendo como uma plataforma pode ajudar, você sabe todas as vantagens que ele pode oferecer? Veja algumas delas.

Vantagens de uma plataforma imobiliária

1.   Envio desde o contrato até o boleto

Quando uma imobiliária tem muitos imóveis para administrar, processo simples como o envio de boletos pode se tornar um processo complicado, o colaborador vai precisar de algumas horas do seu dia, senão, alguns dias da semana para fazer essa tarefa por conta da quantidade de boletos que vão ser emitidos e enviados.

A plataforma pode fazer isso, gerando o boleto na data que foi programado e enviar para o cliente de forma automática, assim, tirando essa responsabilidade de uma pessoa e fazendo que não tenha nenhum atraso nesse processo.

Mas além de boletos, esse processo também pode ser feito para contratos, informações, documentos ou o que for necessário.

2.   Controle financeiro

Uma plataforma imobiliária pode oferecer recursos para administrar assuntos relacionados às finanças da empresa, como por exemplo, controle financeiro de entrada e saída, relatórios de rendimentos, boletos em atrasos e etc.

O sistema pode fazer uma integração entre os departamentos e alinhar cada processo, mostrando onde está precisando de melhorias e onde pode ser que precise de mais investimento na parte de venda e locação.

A área responsável poderá ver os boletos de aluguel ou as parcelas da venda de um imóvel que está atrasado e caso necessário, entrar em contato para saber o que está acontecendo e como pode fazer para ajudar o cliente.

3.   Praticidade

Quando um aluguel está atrasado, tem que entrar em contato com o cliente para saber o que está acontecendo e claro, isso demanda tempo e esforço de uma equipe. Uma plataforma imobiliária pode fazer essa gestão através de e-mails, lembrando sobre o pagamento do boleto, saber se precisa de alguma ajuda e caso necessário, encaminhar para a equipe que vai ajudar nesse processo.

Além de oferecer outras praticidades que é notificar quando ocorrer algum problema, mostrar se teve reajuste no valor do aluguel depois da data de vencimento do contrato. Mostrar quando foi feito algum reparo e precisa descontar no valor e informar o proprietário.

Ele pode oferecer praticidade na comunicação entre a empresa e o consumidor, oferecendo um atendimento de qualidade e mais rápido, onde o consumidor ficará mais satisfeito pela agilidade e eficiência.

Marcos Godoy. Seu Corretor de Imóveis em Balneário Camboriú e região!