Permuta de imóveis: saiba o que é e se vale a pena

Permuta de imóveis: saiba o que é e se vale a pena

Troca de imóveis pode ser uma alternativa para transações imobiliárias

Nos dias de hoje, a expressão “permuta” é muito debatida, especialmente no que se refere a influenciadores digitais. 

Esses profissionais criadores de conteúdo fazem essa “troca” de divulgação em publicações por alguns benefícios. 

A permuta em si está atrelada a uma modalidade que pode ser compreendida com base na troca de um bem, de valor equivalente, em um outro imóvel. 

Isso tudo sem que se exija nenhum pagamento em dinheiro, visto que esses valores são semelhantes. 

É interessante destacar que essa modalidade engloba todos os tipos de imóveis, sejam casa, terreno ou até mesmo apartamento. 

Dessa maneira, em algumas transações ainda é feita alguma complementação de custos, se o caso envolver um imóvel inferior àquele solicitado. 

Mas é claro que tudo isso varia de acordo com o caso concreto e do que foi convencionado entre as partes. 

Nesse contexto, é normal que muitas dúvidas surjam ao longo do processo, como quais são os bens permitidos na permuta. 

Porém, uma das principais dúvidas é se vale a pena essa prática, de permuta de imóveis. 

Com isso em mente, hoje trouxemos algumas informações importantes sobre a permuta imobiliária que são mais recorrentes, com o objetivo de ajudar você que pretende realizar essa transação. 

Como ocorre a permuta de imóveis na prática? 

A permuta de imóveis está se tornando uma prática muito popular, e isso pode ser explicado pelo fato de que os proprietários estão apresentando dificuldade no momento de vender. 

Essa dificuldade está atrelada ao do período de pandemia o qual vivemos atualmente, e com a consequente desestabilização na economia.

Por outro lado, ressaltamos que essa modalidade ainda é tida como um desafio para o setor imobiliário. 

No entanto, a permuta de imóveis funciona como se fosse uma moeda de troca, com muitos benefícios e de maneira atrativa para todos os envolvidos. 

Essa modalidade não exige alguns dos requisitos que outras espécies obrigam, a exemplo do processo de empréstimo ou financiamento para a compra de um imóvel. 

Com isso, vemos que a permuta de imóveis já se mostra como uma oportunidade para adquirir o seu imóvel sem criar muitas dívidas. 

Dúvidas principais da permuta de imóveis

Dentre as dúvidas mais comentadas acerca da permuta de imóveis encontramos o questionamento acerca dos bens válidos. 

Os bens válidos e permitidos para que ocorra essa transação são as casas já prontas, apartamentos, terrenos ou unidades (mesmo que a construção esteja em andamento ou em fase de planejamento). 

Sendo assim, você tem a permissão de, por exemplo, realizar a permuta de um terreno que pode construir um prédio para unidades após a sua finalização. 

Esse exemplo é um daqueles em que ambas as partes conseguem usufruir dos benefícios. 

Destaque-se que a condição principal para concretizar esse negócio, como permuta de imóveis, é que as partes cheguem a um acordo em relação às cláusulas contratuais.

Portanto, é exigida a presença de um instrumento formal (o contrato), para atestar o acordo de vontade entre os envolvidos, afinal essa transação é formal e deve possuir a sua devida escritura (cujo valor pode chegar a custar entre 4 e 6% do valor total desse bem). 

Quais as vantagens de realizar a permuta de imóveis? 

A priori, é necessário destacar que a vantagem ou os benefícios devem ser percebidos de maneira individual. 

Isto é, antes de formalizar um acordo com a outra parte, pense e verifique todos os benefícios que você pode ganhar com a transação. 

O mais indicado é que você contrate um profissional advogado para te ajudar nesse momento. 

Ele pode até prestar algum serviço de consultoria, com alerta sobre os percalços lá na frente. 

A área de atuação que pode ser útil é um advogado contratualista, afinal, ele poderá fazer a análise ou redigir, o que for o caso, o contrato. 

Converse com o seu advogado o que você acha relevante ter nesse contrato, assim, você diminui os riscos de contratempos no futuro. 

De forma ampla, é possível trazer como um dos benefícios da permuta de imóveis o fato de que essa transação não exige tributos, ou seja, você será isento do tributo de Imposto de Renda. 

A explicação para essa isenção é que o tributo só pode ser aplicado em casos em que não há pagamentos. 

Portanto, o único caso que vai exigir a tributação na permuta de imóveis é quando existe uma complementa do valor em dinheiro. 

O que ocorre na prática é que a Receita Federal vai ser o seu imóvel como o mesmo, o que torna desnecessário um novo pagamento de tributo. 

Sendo assim, se você precisar complementar o valor, o imposto deve ser cobrado, e o custo será proporcional, sendo pago por quem recebeu essa quantia. 

Outro benefício que podemos citar é a ausência de diversas parcelas para quitar o seu apartamento, casa, terreno enfim, sem nenhum tipo de burocracia. 

Aproveite para conhecer o Hamptons Village, um empreendimento que é um Oásis em Balneário Camboriú.

Marcos Godoy. Seu Corretor de Imóveis em Balneário Camboriú e região!

Leia também

Conheça os imóveis à venda