Marcos Godoy Corretor de Imóveis

Como ganhar conforto em sua casa e economizar nas contas

Como ganhar conforto em sua casa e economizar nas contas

Agora que passamos mais tempo em ambientes fechados e que o trabalho e grande parte do nosso lazer são realizados em nossas casas, é aconselhável conhecer os pontos fortes e fracos de sua casa para melhorar o seu dia-a-dia no seu lar.

O consumo de energia, além de outros, pode ser um fator importante em sua casa se você deseja aumentar o conforto e qualidade no seu dia-a-dia. Isto é ainda mais importante, se se tivermos em consideração o momento atual de pandemia que vivemos. Se, em geral, e segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as pessoas passam em média 80% do tempo dentro de casa, é normal que, no contexto atual, estejamos ainda mais.

Por isso, e porque vivemos um momento em que todos tivemos que reinventar em alguma medida a forma como trabalhamos, socializamos e habitamos, vale a pena olhar para dentro da sua casa e procurar compreender melhor como tudo funciona. Na verdade, também são dicas para poupar energia que podem parecer ter pouca importância, mas são, de fato, formas de conseguir bons resultados a nível de consumo e de valor da conta de energia.

Fique com as nossas dicas para aumentar seu conforto!

Temperatura e conforto térmico

Sentir-se confortável em casa depende, em grande medida, da temperatura. Para se sentir bem, considera-se adequado mantê-la entre 20ºC no inverno e 25ºC no verão. Uma temperatura confortável que pode ser mais difícil de manter no inverno se o mesmo for muito rigoroso.

Se a temperatura em sua casa não for adequada e você tiver muito frio no inverno e muito calor no verão, pode ser porque o isolamento é insuficiente. Na verdade, grande parte dos problemas de conforto térmico nas residências tem a ver exatamente com isso. E aqui a construção de janelas desempenha um papel importante, pois são uma das soluções de construção que podem ajudar a melhorar o conforto térmico da sua casa e a torná-la mais eficiente em termos energéticos. É conveniente ter em mente que 80% da superfície das janelas é ocupada por vidro, material fundamental para o seu desempenho.

Eficiência energética

O isolamento insuficiente, além de afetar o seu nível de conforto em casa, pode ter um reflexo claro nas contas de energia de sua casa. Ao melhorar a eficiência energética de sua casa com a ajuda de elementos como vidros das janelas, entre outros, inclusive os fechamentos de portas, você poderá economizar muito, pois não vai precisar ligar tantas vezes os sistemas de aquecimento e resfriamento para manter uma temperatura no seu apartamento.

Ruído e isolamento acústico

O ruído indesejado que você ouve através das janelas de sua casa pode ser outro fator que o impede de se sentir tão confortável em casa quanto gostaria. O trânsito dos carros, o burburinho da rua ou mesmo as vozes do pátio de um bairro …

Esses tipos de barulho podem tornar sua vida impossível se forem muito altos. Portanto, um bom isolamento acústico também é importante para melhorar sua qualidade de vida em casa. No mercado existem soluções para isso: vidros laminados especiais que proporcionam o isolamento acústico desejado para suas janelas.

Luz natural

Esse é outro fator que tem relação direta com o bem-estar e o humor. A luz natural pode melhorar o dia-a-dia em casa e ajudá-lo a se concentrar, algo muito importante já que agora muitas pessoas trabalham em casa.

Por isso, conseguir que os vidros das janelas deixem passar a maior quantidade de luz natural possível, mantendo todas as características anteriores (conforto térmico, economia de energia e isolamento acústico) é mais do que cómodo para todos. E não esqueça: quanto mais luz natural, mais você economiza na conta de luz.

Marcos Godoy. Seu Corretor de Imóveis em Balneário Camboriú e região!

Leia também

Conheça os imóveis à venda